Consultoria, um bom investimento
Houve um tempo em que a piada corrente era que contratar um consultor significava pagar alguém para lhe dizer o que você já sabia.
Isso, um dia foi verdade. As consultorias iam às empresas analisar seus dados, apontar os problemas e, no máximo indicar o que deveria ser feito, deixando o cliente na mesma situação em que estava antes ou pior, por saber mais detalhes.
Acredito, pelo trabalho que venho realizando e de outros colegas com quem converso, que isto já não cabe mais e que as empresas precisam e merecem muito mais.
Então, como saber qual a consultoria ideal, a que realmente vai valer o preço pago?
Primeiramente, não falaria em preço, pois o que conta é o resultado obtido. Se o preço for barato e a empresa continuar como está ou tiver uma pequena melhora, sem a solução da causa, foi caro e o trabalho deverá ser refeito!
O que levar em conta:
- Levantamento de dados internos da empresa x mercado.
- Conversar com os funcionários, além dos heads.
- Fazer um cenário realista dos fatos.
- Apontar a causa, pois as consequências a empresa já conhece.
- Propor soluções factíveis ao momento e recursos da empresa.
- Apresentar um planejamento com cronograma de realização e desembolso.
- Criar métricas.
- Acompanhar cada passo junto ao cliente para que as metas sejam atingidas.
- Engajar toda a equipe no novo modelo.
- Treinar um multiplicador na empresa para que o novo método se torne uma prática.
Se a proposta contemplar estes passos, você terá contratado uma empresa que, certamente lhe trará excelentes resultados e uma nova perspectiva para seus negócios.
Penso que nada ganharei com a ignorância ou em tornar meus clientes dependentes de mim. Se eles crescem, eu também cresço e assim, novos desafios nos aguardam.
E então, você ainda está pensando no preço ou agora é no benefício?
Se você gostou deste post, compartilhe e se gostou da ideia, estou à disposição para conversarmos sobre uma consultoria diferente, colaborativa e que está totalmente voltada à nova economia.