Em um filme com John Wayne
Gestão de Negócios
Se você está se sentindo em um filme com John Wayne, não está só.
Muitos gestores e empresários estão atirando para todo lado tentando acertar um pato, mas, e quando não tem revoada de patos? Tenta-se algo que já deu certo antes?
Em momentos como estes, ambas as opções podem ser inócuas e dispendiosas.
- Atirar para todo lado fará com que se gaste munição sem ter certeza de sucesso e se tiver, não se saberá qual tiro acertou o alvo.
- Fazer o que já deu certo antes, pode não dar certo agora, já que o cenário muda a cada instante e está sendo regido mais pela política do que pela economia.
Portanto, a melhor saída ainda é a prudência. Ou seja, reservar um tempo para planejar, ter caminhos e alternativas, utilizando os recursos com inteligência e parcimônia.
A gestão de negócios abrangente, trata a empresa como um ser vivo e dinâmico, considerando todos os pontos de contato com seus interlocutores e seus processos. Com isto a “munição” será utilizada para gerar retorno à empresa como um todo, criando sinergia e otimizando os esforços de todas as áreas.
Este resultado pode ser obtido sem que necessariamente a empresa faça alguma ação específica, apenas que mude processos, treine e engaje pessoas, seja com a assessoria de uma empresa agindo em conjunto ou treinando seus executivos com práticas de gestão.
Uma vez que se estabelece o modelo e cria-se o hábito, todos se beneficiam e a empresa passa a melhorar sua produtividade, com os mesmos recursos que tinha antes ou até menos, quando elimina os focos de desperdício.
Se quiser falar mais sobre isso e conhecer algumas práticas que podem ajudar a fazer ainda melhor o que você já faz, fale comigo.
Conheça também o time dos sonhos em Grupo Toda.