Então o negócio é não ter crise?
Recentemente, revendo uma série do History Channel: Os Gigantes da Indústria, ouvi o comentário de Alan Greenspan à respeito da declaração: “nós não prevíamos que esta crise aconteceria!”, (dada pelas mentes importantes da época sobre a primeira grande depressão nos EUA). “Então o segredo é não ter crise!?”, disse ele no documentário.
É engraçado ao mesmo tempo que é verdade!
Se olharmos a história e como se desenharam os negócios no mundo, as situações se repetem, muda o cenário, o figurino, mas as questões continuam as mesmas. Aqueles que dependem das empresas para seu sustento, em tempos de crise perdem seus empregos em prol da manutenção do negócio, para que ao superar a crise, os empresários voltem a contratar.
A questão não é prever ou não a crise e sim, contar com ela e planejar, considerando planos de contingência, além de vislumbrar oportunidades surgidas destas crises, pois os que se mantém ou se recuperam, geralmente assumem um novo modelo para manterem sua existência, diante das novas demandas.
Estar preparado é o grande segredo!
Como dizem os marinheiros, é quando o mar está calmo que se deve ter cautela, pois daí surge a tempestade.