Planejamento Estratégico não é Marketing
É muito comum as pessoas confundirem, porém Planejamento Estratégico não é Marketing.
Ele pode até vir do Marketing ou contar com a ajuda do Marketing, mas não é Marketing.O Planejamento Estratégico é como se fosse a carta magna de um país.
É o que rege uma empresa permeando todos os departamentos e tem de vir da pessoa que toma a decisão, que podem ser os sócios ou um gestor profissional.
O Planejamento Estratégico vai definir como a empresa irá funcionar:
- Para onde ela vai;
- Para quem ela vai vender;
- Com quem ela vai falar;
- Como ela vai se relacionar;
- Quais recursos serão utilizados;
- Como a receita gerada será investida e como vai trabalhar para o bem dos sócios, para o bem dos funcionários e para o crescimento da empresa.
Então, as bases do Planejamento Estratégico, estão de cima para baixo. Ou seja, qual o propósito desta empresa existir? O que fazemos, não é a primeira coisa.
É por que fazemos, como fazemos e o que fazemos.
Recentemente eu vi um vídeo bastante inspirador, que falava sobre isso. Um dos exemplos que eles davam, era o da Apple, que é bastante conhecido.
E na verdade o “por que” era algo muito inspirador e só no final que eles diziam que são uma empresa de tecnologia (“o que”), fabricante de computadores e outros devices.
Mas, se eles dissessem logo de cara, que é isso que eles fazem, seriam mais um, não é?
Então, comece pelo por quê?
- Por que você acorda todos os dias de manhã para fazer o seu trabalho; para ir para a sua empresa; para dirigir os seus negócios.
- Com quem você conta? Quem são as pessoas chave na sua empresa?
- Quais são os departamentos mais importantes?
Geralmente, o coração da empresa está no Marketing, no Comercial e no Financeiro.
Em algumas empresas existe uma área de desenvolvimento, de produto ou tecnologia, que acaba fazendo parte desse coração.
Então, a partir disto, pense: Estas são as áreas que tem de ter mais afinidade e trabalharem juntas.
O Planejamento Estratégico nada mais é do que você seguir um plano. Como se fosse um plano de vôo.
Aonde eu estou, para onde eu vou, com quem, com que recursos, enquanto tempo e com qual investimento e o que quero de retorno lá na frente.
São vários passos de definição que permeiam a cultura da empresa, os recursos, as pessoas, o investimento.
Ou seja, você tem que pensar na empresa inteira. Não são ações e não são necessariamente o tático.
Então, você começa pensando:
POR QUÊ > COMO > O QUÊ
Ai, vamos pensar em cada departamento. E cada um terá o seu plano de ação. O seu plano tático. Aí sim, cada um terá o seu manual de conduta.
Porém, o Planejamento é um todo. Ele faz parte de um plano para a empresa, que envolve as pessoas que fazem esta empresa existir.
Neste ponto, o RH terá um papel fundamental. É como se fosse uma argamassa que juntasse tudo.
Porque ele vai cuidar das pessoas, porque são as pessoas que fazem a empresa.
Se você está neste momento de planejar, de criar a estratégia da sua empresa, comece a pensar em todos os colaboradores chave e discuta com eles.
Entenda qual é a necessidade.
Nesse momento talvez você vá precisar de ajuda externa, de uma empresa de gestão, de alguém que possa lhe dar um auxílio em como fazer esse passo-a-passo.
Isso vai envolver uma mudança de cultura, uma mudança de pensamento, uma mudança de perspectiva.
Você vai ter de abrir seus olhos e enxergar a empresa não apenas com o olho do dono, mas como seus funcionários a veem, os seus fornecedores, os seus clientes, os seus colaboradores, os seus distribuidores, ou seja, toda a cadeia que envolve o seu negócio.
Aí sim, você terá uma boa ideia de como sua empresa é vista.
A partir daí, comece a traçar os planos. Peça ajuda, procure boas empresas de consultoria.
Se você tiver dúvidas, fale conosco. Mande sua pergunta, sua dúvida, teremos o maior prazer em ajudar.
Talvez esta seja a sua realidade hoje.
Talvez seja um problema que você esteja em um empasse para começar a realizar isso, ou talvez você conheça alguém que precise desta ajuda ou que tenha passado por esta experiência.
Neste caso, o mais conveniente é você trabalhar com a ajuda de um profissional especializado do mercado.
É muito comum chegarmos em uma empresa, esta experiência eu também já vivi e eles terem um planejamento já engatilhado e quando você olha, são intenções.
Intenções não são necessariamente um projeto. É aí que entra a expertise de um terceiro:
- O como pôr isto em prática, como tornar isto factível?
- Como envolver toda a equipe?
Se você gostou deste artigo, se inscreva no nosso canal – Gestão PME e receba novos vídeos em primeira mão.
Acredita que alguém possa se beneficiar dele, que isso possa dar uma luz a alguém que está nesse momento, compartilhe, encaminhe.
Coloque também seu comentário, sua dúvida. Diga o que você gostaria de saber mais sobre este assunto.
Isto pode ajudar outras pessoas que estejam com a mesma dúvida. E também pode gerar um novo conteúdo com mais informações, explicações.
Leave a Comment