Por que Empreender
Alguns estão empreendendo por opção, seja dentro das novas gerações, nascidas a partir dos anos 90 (que já têm este espírito), seja por algo nato ou aqueles cujas circunstâncias levaram a isso, o que atualmente é um grande número.
A motivação em si, tem apenas o peso emocional que difere a intenção da necessidade e torna a iniciativa uma aventura ou um passo no escuro.
Mas, o que importa mesmo? Isso pouco ou nada se fala. As informações estão todas concentradas na gestão de recursos financeiros ou operacionais, tais como: não misturar dinheiro pessoal com o da empresa, o cuidado em misturar família com negócios, ter disciplina, buscar aprimoramento etc.
Será que é isso mesmo que faz a diferença?
Nós somos pessoas e como tal, movidas por sonhos, expectativas e desafios e ao empreender são outras as perguntas mais importantes a serem feitas, pois no fundo queremos o sucesso, a recompensa, não importa o motivo que nos levou a empreender.
Mesmo quem tem um emprego formal, se não souber lidar com dinheiro, disciplina, família etc vai ter problemas em algum momento, então, não creio que seja relevante falar o que todo mundo já fala. Vou me concentrar nas 10 principais coisas que eu tive de aprender para empreender.
- O cartão de visitas que você tinha era seu emprego e não você.
- A partir de agora, sua reputação pessoal o precederá.
- Seu fundo de garantia não é o caixa da empresa e sim seu colchão pessoal.
- Amigos, são amigos e não proscpects, sempre vão te atender bem, torcer por você, divulgar seu trabalho, mas nem sempre poderão fazer negócios com você.
- Ter um escritório lindo, bem localizado, com equipamentos modernos é consequência do sucesso que você já teve e não do que pretende ter.
- Você não tem mais chefe, você é o chefe, então tem de aprender o mais rápido possível a ser dono e não continuar agindo como empregado. Ou seja, seu ponto de vista é o negócio e não a tarefa.
- Cerque-se de bons parceiros ou crie alianças que fortaleçam o seu negócio. Você não precisa saber tudo, mas precisa entregar tudo que prometeu.
- Ouça e aprenda com a experiência de outros que começaram antes de você.
- Aproveite a oportunidade de começar o quanto antes, pois outras formas de trabalho estão surgindo e o emprego formal vem continuamente apontando a tendência de queda.
- Acredite em você sempre! Assim irá descobrir quantos talentos tem e nem sabia.
Aproveito para compartilhar um vídeo inspirador sobre o assunto.
Leave a Comment