Todos os anos milhares de empresas vão a falência. Em sua grande maioria por erros banais de gestão da empresa e influência negativas em seu time.
Vamos ao primeiro problema: manutenção da carteira de clientes.
Eu acredito que esta deva ser o maior problema das empresas, hoje.
Temos visto com muita frequência uma carteira de clientes, que na verdade não são clientes. Você tem lá um monte de empresas que não são tratadas, não são atualizadas e que não são visitadas.
Na verdade, para manter os clientes é preciso ter a gestão da carteira. E a gestão não é só visitar. A gestão é analisar, é utilizar os dados da empresa para que você saiba qual a recência, a frequência, o valor e o tempo que este cliente está com você.
Assim, você tem condições de planejar melhor as suas ofertas. Não é só dar desconto, não é só tentar vender mais.
Os descontos sempre devem estar atrelados a uma posição de compra, ou seja, eu posso dar um desconto, desde que este cliente compre 10% mais, por exemplo.
E a partir da avaliação desta carteira, você tem como criar políticas comerciais adequadas a cada tipo de cliente.
Se você avalia o desempenho deste cliente, você tem como traçar uma linha de ação para fazer ofertas mais inteligentes.
O segundo problema é mudar o mindset dos funcionários mais antigos
O que isto significa?
A famosa síndrome de Gabriela, que eu já comentei em dos vídeos do Canal Gestão PME: Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim…
Os tempos estão mudando, os clientes estão mudando; as ofertas, as abordagens. E aquelas pessoas que continuam fazendo as coisas sempre do mesmo jeito e tentando resultados diferentes. Elas atrapalham o desempenho da empresa.
Este é um grande problema que muitas empresas enfrentam e que pode ser tratado com um bom treinamento.
Mas, aquele treinamento onde você coloca a pessoa para praticar novas soluções, para abrir a cabeça, para ela fazer parte da solução e deixar de fazer parte do problema.
O terceiro problema é ser um líder inspirador. Líder não é chefe
Eu acho que já existem inúmeros vídeos falando qual é a postura de um líder inspirador.
Mas, eu acredito que o ponto mais importante de um líder inspirador é dar o exemplo.
Assim, como na sua casa, com seus filhos, não é o que você diz ou o que você manda eles fazerem. É o que você faz. É o que eles vêm em você.
Os funcionários, da mesma forma, eles vão seguir um exemplo.
Para que você seja um líder inspirador, você tem que praticar aquilo que você quer na sua empresa.
Que tipo de empresa você quer ter? Onde as pessoas são felizes, independente do salário. Elas têm propósito. Elas acreditam na empresa. Elas querem fazer o melhor para esta empresa crescer? Para atender bem aos clientes.
É este sentimento que um líder inspirador é capaz de criar na sua equipe.
O quarto é ter processos claros na empresa. É aí que entra a gestão
As pessoas têm que saber o que elas têm de fazer. Mas, mais importante é por que elas têm de fazer e como.
Perde-se muito tempo e dinheiro nas empresas por que as pessoas não têm processos, não têm uma rotina.
Imagina você sair de casa para ir a um endereço onde você não conhece. Você vai perder tempo, você vai dar voltas, você vai parar para perguntar.
Algumas pessoas não vão saber te dizer ou vão te dar informação errada. E, você vai perder tempo e vai perder gasolina, vai atrasar a sua entrega e vai se aborrecer.
É a mesma coisa. O processo, o fluxo de trabalho é como você colocar um navegador no seu carro. Você coloca o ponto A e o ponto B e ele te dá o melhor caminho para lá no menor tempo e com menos estresse.
Aí você não perde tempo e não perde dinheiro.
Então, implantar processos que possam ser inteligíveis, seguidos; economiza tempo e economiza dinheiro.
E o tempo, hoje, é o bem mais precioso, porque ele não tem volta e não pode ser recuperado.
E, o quinto e último problema, não menos importante, é expandir, mantendo a qualidade e os preços justos
Muitas empresas começam tendo um diferencial de atendimento de qualidade, de proximidade e o maior medo que elas têm de crescer é perder isso.
Os clientes se sentirem um número lá dentro. Isso também faz parte de processos. É planejar a expansão. Como ela será? Quanto tempo se dará? De que forma, horizontal, vertical?
Eu vou expandir para fora do país, eu vou expandir regionalmente ou eu vou expandir, mesmo dentro da minha área, mas com outro tipo de produto agregado.
Mas, você tendo uma cultura muito bem definida na sua empresa, você vai conseguir crescer mantendo aquilo que fez você se tornar uma empresa de sucesso.
Aquilo que faz os seus clientes reconhecerem que o seu produto e o seu serviço são bons, mas, mais do que isso, o benefício que você dá aos seus clientes com a sua entrega.
Espero que você tenha gostado e que você possa analisar esses 5 problemas e ver se isto está acontecendo na sua empresa e como você pode, pensando junto com a sua equipe, melhorar estes processos.
Se você tiver dúvidas e quiser saber mais sobre isto. Quiser conhecer as técnicas, entre em contato conosco, será um prazer te ajudar.